LICENCIADOS


O licenciamento é um contrato por meio do qual um licenciado arrenda os direitos de parte de uma propriedade intelectual protegida (nome, imagem, logotipo, personagem, ou composição de mais de um destes elementos) de um licenciador, que é o dono ou detentor da propriedade, para usar o produto ou serviço, mediante negociação, durante um período pré-determinado.

O processo de licenciamento tem condições e termos que devem ser respeitados por ambas as partes. Nossa empresa possui algumas licenças importantes como produtos Disney, Smilinguido, Patati Patatá, Peppa, Turma do Mônica e Moranguinho.

Tornar-se licenciado não significa utilizar a marca sem restrições. É exigido controle de qualidade e respeito aos padrões originais.

O licenciamento passa por processos de auditorias periódicas, onde nossa empresa está em conformidade com todos os quesitos, destacamos alguns:

Não emprega mão de obra infantil;
Proporciona local de trabalho seguro;
Segue a legislação do trabalho;
Responsabilidade ambiental;
Entre outros.

Vale ressaltar também que a empresa detém a Certificação Compulsória do INMETRO, que torna os produtos da empresa Piffer confiáveis, no requisito segurança.


Certificação de Produtos Inmetro: Artigos para Festas.

A portaria número 6 de 04 de janeiro de 2011 do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – estabeleceu os critérios para a avaliação de artigos para festas, com foco na segurança visando a redução de riscos associados ao uso do produto por crianças com idade inferior a 14 anos.


Quem precisa da Certificação?

A certificação é compulsória, ou seja, todos os fabricantes e importadores deste ramo de produtos serão obrigados a atender os requisitos da portaria. Aqueles que não atenderem o prazo legal estipulado para adequação às normas podem sofrer penalidades e sanções legais incluindo a proibição da comercialização.


Produtos passíveis de certificação

A definição do Inmetro diz:
Qualquer objeto projetado e fabricado para ser usado quer seja em decoração, quer seja como utensílio ou recipiente para fins alimentícios, em festas nas quais participem crianças menores de 14 anos.


Exigências:

O Inmetro estabeleceu alguns requisitos mínimos para obtenção da certificação, entre eles a implantação de controles de processos, o sistema de gestão da qualidade: manual da qualidade, controle de documentos, planejamento, verificação, monitoramento entre outros.Link: para acessar certificado de conformidade do INMETRO.


Download do Certificado de Conformidade NP 17092-14